Este documento estabelece os termos e condições de uso da plataforma da Conéctar, com foco na intermediação de compra e venda de produtos hortifrutigranjeiros entre Fornecedores e Clientes. Ao utilizar a nossa plataforma, você concorda com os seguintes termos:
1.Definições
1.1 Plataforma: Refere-se à aplicação online que facilita a intermediação de compra e venda de hortifrúti.
1.2 Usuário: Qualquer pessoa física ou jurídica que utilize a plataforma, seja como fornecedor de hortifrúti ou como cliente.
1.3 Fornecedor: Pessoa física ou jurídica que oferece produtos hortifrutigranjeiros para venda através da plataforma.
1.4 Cliente: Pessoa física ou jurídica que compra produtos hortifrutigranjeiros através da plataforma.
2. Cadastro e Uso da Plataforma
2.1 Para utilizar a plataforma, é necessário realizar um cadastro fornecendo informações precisas e atualizadas.
2.2 O usuário é responsável pela confidencialidade de suas credenciais de acesso.
2.3 O usuário concorda em não utilizar a plataforma para atividades ilegais ou fraudulentas.
3. Do Envio de Pedidos
3.1 É de total responsabilidade do Cliente a seleção dos produtos desejados através da plataforma, com atenção às unidades de medida descritas, não sendo permitido a recusa de itens no momento da entrega em razão de erro na escolha de produtos e/ou quantidade. Caso deseje, o cliente poderá incluir sugestões de separação para cada produto, porém ficará o Fornecedor desobrigado a atender quando não for possível.
3.2 Ao finalizar o pedido, o Cliente deverá se certificar de que foi enviada a mensagem de confirmação para o Whatsapp da Conéctar, devendo todos os pedidos serem enviados nos horários de funcionamento da plataforma. Quanto mais tarde o pedido for enviado, menos fornecedores estarão disponíveis para escolha, tendo em vista que os horários de recebimento de pedidos mudam para cada Fornecedor.
3.3 A Conéctar se compromete a receber os pedidos de domingo a sexta-feira, nos horários devidamente informados, para entrega no dia seguinte, conforme janela de recebimento escolhida pelo Cliente.
3.4 Após o recebimento do Pedido, a Conéctar fica responsável pelo envio da cotação dos itens, observando os fornecedores disponíveis para o bairro cadastrado pelo Cliente, bem como a janela de horários de recebimento dos produtos.
3.5 O cliente poderá solicitar alterações no pedido até o momento da escolha do fornecedor, após a confirmação da escolha não será possível realizar novas alterações e/ou inclusões.
3.6 O pedido será confirmado mediante o envio da mensagem de confirmação da escolha do fornecedor através do WhatsApp. Caso a mensagem não seja enviada, o pedido não constará como confirmado na plataforma e consequentemente não será entregue, ficando a cargo do Cliente informar, dentro dos horários estabelecidos, que realizou o pedido e não recebeu a mensagem de confirmação.
3.7 Na hipótese do não cumprimento, por parte do Cliente, de algum dos prazos de envio de pedidos ou de escolha do fornecedor, a Conéctar fica desobrigada a intermediar a entrega do pedido. Nestes casos, o Cliente poderá solicitar o envio do pedido para o próximo dia de entrega, ou, caso prefira, cancelar o mesmo sem custos.
3.8 O valor mínimo para envio de pedidos na plataforma é R$ 40,00 (quarenta reais), porém cada Fornecedor poderá definir os próprios valores mínimos, ainda que acima do valor mínimo da plataforma.
3.9 Caso seja necessário realizar o acréscimo de itens ao pedido, o Cliente deverá enviar diretamente pela plataforma, e assim receberá uma nova cotação. Se o fornecedor escolhido for o mesmo do pedido anterior e o horário do envio estiver dentro do horário de funcionamento deste, não será necessário observar o valor mínimo para o acréscimo dos itens.
Obs: Todas as imagens de produtos na área de pedidos da plataforma são meramente ilustrativas e não condizem com a realidade do produto a ser entregue, ficando a Conéctar e o Fornecedor desobrigados de qualquer reclamação proveniente de diferenças entre a imagem utilizada no aplicativo e o produto real.
4. Da entrega de Pedidos
4.1 A Conéctar não presta qualquer serviço de transporte de carga nem venda de mercadoria, ficando a mesma responsável apenas pela intermediação da compra e venda entre o Cliente e o Fornecedor.
4.2 Dentre as suas obrigações, a Conéctar se responsabiliza por orientar os Fornecedores a:
4.2.1 Realizar as entregas dos pedidos no horário e local acordados, indicando as devidas observações de entrega cadastradas, ficando o Cliente responsável por quaisquer divergências de informações que deem causa a pedidos não entregues, atrasos ou mesmo prejuízos ao fornecedor, pelos quais inclusive deverá arcar integralmente.
4.2.2 Observar e seguir com prioridade a escolha dos produtos conforme observações sugeridas no pedido.
4.3 O cliente deverá estar disponível para receber as mercadorias na janela de horários cadastrada no sistema, exceto nos casos em que o Cliente tenha
expressamente incluído a opção “Aceito receber de portas fechadas” no momento do cadastro.
4.4 Na hipótese de o Cliente não estar disponível, o Fornecedor deverá:
4.4.1 Entrar em contato com o Cliente através do número cadastrado no recibo e/ou aguardar o prazo de 10 minutos, e
4.4.2 Comunicar o ocorrido no Whatsapp da Conéctar.
4.5 Caso o Cliente não compareça ao local para receber as mercadorias dentro do prazo de 10 minutos, o Fornecedor deverá retornar com os produtos e a entrega será cancelada sem ônus para as partes.
5. Do Recebimento e Qualidade dos Produtos
5.1 Os produtos deverão ser enviados ao cliente pelo distribuidor em estado próprio para consumo e de acordo com as especificações e características descritas na plataforma, exceto em casos de observações incluídas no pedido pelo próprio cliente.
5.2 É de responsabilidade do Cliente conferir a mercadoria no ato da entrega, bem como assinar o recibo, que servirá para o Fornecedor como comprovante da entrega de todos os itens ali especificados para. Caso haja alguma "Falha na entrega", o cliente deverá identificar no recibo, ou através dos nossos canais oficiais de comunicação, as falhas ocorridas, quais sejam, qualidade, quantidade de produtos ou atraso. Caso o fornecedor não queira aguardar pela conferência, o cliente não tem a obrigação de assinar o recibo de entrega.
5.3 Na hipótese de o Cliente optar pela opção "Aceito receber de portas fechadas", ou no caso do Cliente assinar o recibo informando que não houve falha na entrega e posteriormente perceber algum dos problemas mencionados, este deverá comunicar a Conéctar pelo Whatsapp no mesmo dia, e, caso não o faça dentro do prazo, ficará a critério do Fornecedor reconhecer e promover a troca, perdendo o Cliente os seus direitos de reembolso, reposição ou Seguro Conéctar.
5.3.1 Em casos de pedidos com um ou mais itens faltantes, caso o cliente não tenha conseguido verificar a falta do item no momento da entrega ou
no mesmo dia do recebimento, ele terá o prazo de até um dia para reportar à Conéctar a não entrega, que por sua vez comunicará o Fornecedor, ficando a
critério deste fazer a reposição até o dia seguinte, sem direito ao seguro por parte do Cliente.
5.3.2 Se fornecedor não estiver de posse do recibo com a assinatura do cliente confirmando o recebimento do pedido, ficará garantido ao cliente o direito de acionar o seguro Conéctar.
5.4 Das situações consideradas como "Falha na entrega":
5.4.1 Quando a quantidade entregue for distinta da quantidade informada no pedido. Nestes casos o Cliente deverá enviar foto do produto na balança ainda na embalagem entregue pelo fornecedor;
5.4.1.1 Produtos que já foram picados, descascados ou modificados de qualquer maneira não poderão ter o peso questionado, e a troca será uma discricionariedade do Fornecedor.
5.4.2 Quando a embalagem de armazenamento dos produtos estiver aberta, rompida, avariada ou apresentar qualquer tipo de defeito que interfira na integridade dos produtos, impedindo o seu consumo pelo Cliente;
5.4.3 Quando o produto estiver avariado;
5.4.4 Quando o produto estiver em desacordo com as especificidades e características do pedido, excetuando observações relativas à maturação, cor e tamanho do item.
5.5. Das situações que NÃO são consideradas “Falha na entrega”:
5.5.1 Produtos em desacordo com as sugestões incluídas pelo cliente no campo de observações do pedido não são motivos para a recusa;
5.5.2 O grau de maturação dos produtos, como tamanho e cores que não impossibilite o consumo do alimento pelo Cliente;
5.5.3 Falhas de qualidade ou quantidade para produtos adquiridos em saca ou caixa, desde que a falha represente até 10% do total indicado para a saca ou caixa.
Obs.: caixas e sacas são mais baratos, pois saem direto do produtor e seguem para o cliente sem conferência pelo distribuidor, logo o seu conteúdo pode variar em peso e qualidade.
5.6 Casos de reclamação por parte do Cliente sobre questões relacionadas à maturação, tamanho ou cor de produtos que forem confirmados e aceitos pelo Fornecedor não serão passíveis de aplicação do seguro de 120% do valor do item, mas tão somente de abatimento do valor ou, caso prefira, a poderá optar pela reposição dos itens.
5.7 Após informar o tipo de falha ocorrida no recibo de entrega e assiná-lo, o cliente deverá enviar uma mensagem ao Whatsapp da Conéctar no prazo de até 3 horas após a entrega, com as seguintes informações:
5.7.1 Tipos de produtos afetados;
5.7.2 Quantidades;
5.7.3 Breve descrição do problema;
5.7.4 Fotos dos produtos, em caso de falha de qualidade.
5.8 Caso a falha na entrega seja reportada após o transcurso do prazo de 3 horas da entrega do produto, a Conéctar não intermediará a resolução do empasse e não haverá direito ao reembolso ou ao Seguro Conéctar.
5.9 Caso fique confirmada e devidamente comprovada a "Falha na entrega" dentro da janela de 3 horas após o recebimento, seguir-se-á da seguinte maneira:
5.9.1 Opção 1: O fornecedor se compromete a promover a substituição do produto por outro igual, até o dia seguinte, através de uma entrega complementar, no mesmo endereço indicado pelo cliente anteriormente e em janela de horário a ser acordada;
5.9.2 Opção 2: A Conéctar se compromete a aplicar o Seguro Conéctar, que garante desconto de 120% sobre o preço do produto na nota.
Obs: A opção 1 está sujeita ao aceite do fornecedor, ficando a Conéctar responsável por garantir a aplicação da opção 2.
5.9.3 Na hipótese do Fornecedor se comprometer a realizar a substituição e não cumprir com a reposição, a Conéctar poderá automaticamente e sem aviso aplicar o seguro de 120%.
5.11 Caso o Fornecedor NÃO ENTREGUE o pedido inteiro, as políticas de seguro NÃO SÃO APLICÁVEIS, porém será aplicado em benefício do Cliente a MULTA DE 140% DO VALOR INTEGRAL DO PEDIDO. Motivos de força maior serão avaliados caso a caso.
5.12 Da recusa no recebimento de pedidos ou itens:
5.12.1 O Cliente deverá estar disponível para receber os produtos dentro da janela de horário cadastrada na plataforma, ou informar local de confiança próximo para que o Fornecedor realize a entrega.
5.12.2 Caso o Cliente se recuse a receber um item ou um pedido inteiro, estando os produtos em bom estado, ou seja, não sendo o motivo da recusa a má qualidade, avaria ou outros defeitos que tornem o item impróprio para consumo, e tal recusa resultar em prejuízos ao Fornecedor, seja por perda de itens ou custos relacionados a frete de entrega duplicada, o Cliente será responsável integralmente pelos custos decorrentes dessa recusa, incluindo, mas não se limitando, a despesas de reenvio, perda de mercadoria e demais custos operacionais.
5.12.2.1 Somente nos casos em que o Fornecedor, a seu exclusivo critério, concordar com a devolução do item, é que não haverá qualquer cobrança de valores para o Cliente, ficando assim prejudicada a aplicação do seguro ou o pedido de reposição do item em questão.
5.12.2.2 Se o Cliente entender que o produto está em má qualidade, ou seja, impróprio para consumo, só poderá alegar tal fato mediante o envio de fotos para os canais de atendimento de Conéctar, sendo esta a única maneira de garantir que o seu direito de reembolso e multa seja aplicado, motivo pelo qual a devolução do item considerado em má qualidade não deve ser feita no ato da entrega sem que as fotos tenham sido devidamente registradas e enviadas.
5.12.2.3 No caso de devolução de itens que não atendam às expectativas do Cliente em razão de estado de maturação, cor ou tamanho, fica a critério do Fornecedor aceitar o item devolvido, valendo a regra geral descrita no Caput desta cláusula.
5.12.3 Nesta hipótese, a Plataforma fica isenta de qualquer responsabilidade ou custo adicional resultante da recusa indevida por parte do Cliente, ficando este obrigado a arcar exclusivamente com todos os custos advindos de tal recusa, (transporte, perdas de mercadorias ou quaisquer outros encargos financeiros que possam surgir), sem que haja qualquer ônus também para o Fornecedor.
6. Do Atraso
6.1 O Cliente tem o direito de cancelar um pedido caso o Fornecedor atrase a entrega por um período superior a 60 minutos em relação ao horário limite da janela de recebimento cadastrada.
6.2 O cancelamento do pedido não garante ao Cliente o direito ao Seguro Conéctar.
7. Pagamento
7.1 O Cliente se compromete a realizar o pagamento dos seus pedidos através de boleto bancário de cobrança, de acordo com a periodicidade escolhida no momento do cadastro, tendo como opções:
7.1.1 Pagamento Diário, gerando uma cobrança para cada pedido cadastrado e confirmado na plataforma, com prazo para pagamento de acordo com a avaliação de crédito de cada cliente;
7.1.2 Pagamento Semanal, o pagamento será referente ao acumulado dos pedidos confirmados e entregues entre segunda e sábado da semana anterior.
com prazo para pagamento de acordo com a avaliação de crédito de cada cliente.
7.2 Em caso de atraso de pagamento, juros e multas poderão ser aplicados.
7.3 A baixa do pagamento será processada após a identificação da quitação do referido boleto bancário, cujo processamento poderá demorar até 2(dois) dias úteis, contados a partir da data do pagamento, ficando o Cliente já previamente comunicado.
7.4 Outras métodos e prazos de pagamento devem ser negociados diretamente com a equipe comercial da Conéctar.
7.5 Clientes com débito pendente na plataforma poderão, a qualquer tempo, ter sua conta bloqueada, ficando a Conéctar autorizada a apenas receber novos pedidos do Cliente devedor mediante comprovação de pagamento. Caso o Cliente devedor tenha enviado novos pedidos para a plataforma, os mesmos poderão ser bloqueados e cancelados.
7.6 Todo pagamento efetuado pelo Cliente à Conéctar será considerado quitado e isento de qualquer cobrança externa ou adicional por parte dos Fornecedores. A Conéctar será a única responsável pelos repasses de pagamento e por qualquer valor a ser transferido, não havendo qualquer responsabilidade do Cliente por valores pendentes junto aos Fornecedores.
8. Da Conéctar+
8.1 A Conéctar+ é uma ferramenta premium disponibilizada pela Conéctar aos seus clientes, com o objetivo de otimizar as compras realizadas na plataforma, proporcionando a melhor combinação de distribuidores, preços e condições para atender às necessidades do cliente de forma eficiente.
8.2 Pela utilização da ferramenta premium Conéctar+, será cobrada uma taxa mensal equivalente a 3,5% (três vírgula cinco por cento) sobre o volume total de compras realizadas na plataforma durante o mês de referência. Esse valor será de responsabilidade do cliente e deverá ser pago à Conéctar.
8.3 A cobrança pelo serviço Conéctar+ será realizada no fechamento de cada mês, com base no total de compras efetuadas na plataforma pelo cliente. A Conéctar emitirá uma Nota Fiscal de Serviços em nome do cliente, referente à taxa de serviços.
8.4 O uso da ferramenta Conéctar+ implica a concordância integral com os termos desta cláusula e demais disposições previstas no presente Termo e Condições de Uso. A ativação da ferramenta será considerada como uma contratação formal do serviço e a cobrança da taxa será efetivada automaticamente.
8.5 O cliente poderá cancelar a utilização da ferramenta Conéctar+ a qualquer momento, desde que notifique a Conéctar por escrito através dos nossos canais de atendimento oficiais, ficando o serviço automaticamente cancelado para os pedidos enviados a partir do dia subsequente à solicitação.
8.5.1 O cancelamento não isenta o cliente do pagamento das taxas devidas pelo período em que o serviço foi utilizado.
8.6 A Conéctar oferece ao cliente a possibilidade de testar a ferramenta premium Conéctar+ por 1 (um) mês sem qualquer custo inicial, porém, caso o cliente opte por seguir utilizando a ferramenta será cobrado o valor referente ao mês inicial.
8.6.1 Caso o cliente opte por descontinuar o uso da ferramenta da Conéctar+ após o decurso do primeiro mês de teste gratuito, basta informar por escrito através dos nossos canais de atendimento, caso em que não será necessário realizar nenhum pagamento em razão do teste realizado.
8.7 Na hipótese do cliente continuar consumindo na plataforma e não reportar à Conéctar até o dia 10 do mês seguinte ao período de teste que não deseja continuar utilizando a ferramenta premium Conéctar+, o consumo será interpretado como aceite da continuidade do serviço, e a cobrança referente ao período de teste e aos meses subsequentes será aplicada normalmente.
9. Disposições Gerais
9.1 Estes termos e condições podem ser atualizados periodicamente, sendo de responsabilidade do usuário verificar eventuais mudanças.
9.2 Este contrato será regido pelas leis vigentes no país em que a plataforma opera.
9.3 Ao utilizar nossa plataforma, você concorda integralmente com estes termos e condições. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco através dos canais de atendimento disponíveis na plataforma.